O Serviço de Psicologia e Orientação, nesta fase de isolamento e de implementação do plano de ensino á distancia, e segundo as orientações da OPP, apresenta o seu papel interventivo, fundamentalmente ao nível de:

  1. Apoio psicológico aos alunos e pais. Sendo natural o surgimento ansiedades e medos pelo incógnito da situação, e de dificuldades de adaptação às novas rotinas, ao isolamento dos amigos e do contexto escolar, que funciona mutuamente como aprendizagem e socialização, poderão surgir disfuncionalidades. E com os pais, que também veem as suas rotinas alteradas e pretendem manter uma educação parental positiva, percecionam o seu papel de forma cada vez mais difícil. Ao que se associa a tudo isto a desregulação emocional, dificuldades em lidar com a frustração, e muitas outras emoções e condutas disfuncionais. Torna-se essencial intervir atempadamente, e nesse sentido estabelecer contacto com os psicólogos do SPO.
  2. Apoio psicopedagógico aos alunos. A comunicação e o ensino à distância, para todos os alunos apresenta-se como um novo e verdadeiro desafio, e a vários níveis, desde as próprias plataformas, ao trabalho dos docentes e a todo o acesso dos alunos. Para os alunos com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades educativas especiais, este desafio torna-se ainda maior, e nesse sentido, os técnicos do SPO em equipa com os docentes do próprio aluno, e com os docentes especializados do NEE, promoverão facilitadores que minimizem as dificuldades, começando com o apoio no acesso à plataforma e organização das atividades e tarefas do E&D.
  3. Intervenção em Psicomotricidade dando continuidade ao acompanhamento prestado aos alunos, que beneficiam desta terapia, através dum acompanhamento adaptado ao ensino à distância.
  4. Intervenção em Terapia da Fala, adaptada ao ensino à distância, para os alunos que beneficiavam de acompanhamento, dando assim continuidade ao mesmo.
  5. Intervenção juntos dos docentes, em consultadoria, com as equipas multidisciplinares para análise, discussão, implementação de estratégias e acompanhamento das situações, como suporte técnico e para fortalecimento das equipas.
  6. Apoio à gestão e administração escolar, com a participação ativa junto dos órgãos, como Conselho Pedagógico e Conselho Executivo, disponibilizando os seus conhecimentos técnico-científicos em processo de consultadoria colaborativa.

 

Assim, através da página oficial da EBI Horta, apresentamos o email – [email protected], para o qual deverá ser enviado um email, com registo do nome do aluno, encarregado de educação, ano de escolaridade e turma, docente titular ou diretor de turma, e uma descrição breve da situação que leva ao pedido de apoio pelo SPO. Após seleção previa pelo próprio SPO, o técnico responsável pelo caso, iniciará o contacto de resposta ao pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*