Voto de Louvor apresentado pela presidente do CE, professora Lídia Simão, no Conselho Pedagógico realizado a 21 de julho de 2020

Voto de Louvor à Comunidade Educativa da EBI da Horta

O ano letivo 2019/2020 ficará para a história da educação como um ano atípico e de desafios acrescidos que, motivados pela pandemia COVID-19, de forma repentina e inesperada ditaram uma necessária reinvenção do Sistema Educativo e de todos os seus agentes, num esforço sem precedentes para toda a comunidade educativa.

Num tempo particularmente exigente, justifica-se reconhecer a forma como os órgãos de gestão intermédia desta Unidade Orgânica (UO), designadamente Departamentos Curriculares e Conselho Pedagógico, se mobilizaram na preparação e adaptação à nova realidade, idealizando, planeando e implementando um plano de Ensino à Distância (E@D) que, dentro do possível, desse a melhor resposta aos desafios e exigências com que a comunidade educativa se deparou ao longo do 3º período letivo.

Professores, educadores e técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) desta UO desenvolveram um trabalho notável junto dos seus alunos, em todos os níveis e tipologias de ensino, adotando, adaptando e implementando as metodologias que melhor se ajustassem e fossem ao encontro das características, especificidades e necessidades de cada aluno. Os Titulares e Diretores de Turma/Classe desempenharam uma função absolutamente decisiva, estabelecendo pontes entre a escola e o lar de cada aluno, uma função exigente e exaustiva, muitas vezes pouco reconhecida e valorizada, mas determinante neste processo.

Findo o ano letivo, foi notório o sentimento de “dever cumprido” dos profissionais, docentes e não docentes, desta Unidade Orgânica o que só foi possível com a adaptação, esforço e atitude colaborativa da generalidade dos Encarregados de Educação que, muitas vezes em situações particularmente difíceis, conseguiram acompanhar, apoiar e orientar os seus educandos no processo de E@D, educandos esses que, por sua vez, em muitas situações revelaram uma atitude colaborativa e de audaz autonomia dignas de registo e valorização considerando as características e faixas etárias em causa pois, sendo certo que porventura algumas das aprendizagens curriculares ficaram aquém do espectável se desenvolvidas em circunstâncias normais, muitas outras aprendizagens, não menos importantes, tiveram oportunidade de se desenvolver em cada uma das nossas crianças.

Ainda assim, parecendo-nos evidente que o balanço final é francamente positivo, estamos conscientes de que esta modalidade de ensino terá aspetos a melhorar por parte de todos os envolvidos, justificando-se que todos reflitamos sobre os aspetos a melhorar e o contributo que cada um de nós poderá dar caso se verifique a necessidade de se voltar a recorrer ao E@D num futuro próximo. Ninguém o deseja mas, infelizmente, essa possibilidade não está definitivamente afastada como recurso futuro, pois dependerá da evolução da conjuntura epidemiológica na Região!

Torna-se, portanto, necessário e justo reconhecer, louvar e agradecer a disponibilidade, compreensão e espírito de cooperação e de entreajuda de todos quantos tornaram possível este novo e desafiante modelo de E@D: professores, educadores, alunos, pais e encarregados de educação, técnicos do SPO, assistentes operacionais, assistentes técnicos, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Escola Segura, enfim, todos os profissionais e entidades que se envolveram e empenharam tornando possível o E@D!

 

O Conselho Executivo

Lídia Simão

Hildeberto Peixoto

João Feitor

Uma resposta a “Voto de Louvor à Comunidade Educativa da EBI da Horta

  1. É com orgulho e ao mesmo tempo gratidão, que sirvo esta comunidade escolar que, não olham a meios para uma convivência em sociedade, coesa, forte, fraterna, humana e naturalmente ao serviço de todos.
    Nos 22 anos que tenho o prazer de partilhar convosco os bons e os menos bons momentos, aprendi, cresci e principalmente tornei-me num ser humano muito mais “humano” e um profissional capaz de sentir utilidade naquilo que faço para todos nos sintamos mais próximos e seguros, por tudo isto, OBROGADO. abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*