SÍNTESE DA REUNIÃO Nº 2 DA ASSEMBLEIA DE ESCOLA

27-03-2023

Ponto 1: Início do processo de revisão do Regulamento Interno da EBI (para deliberação)

O Presidente do Conselho Executivo informou que devido às alterações legislativas que se têm verificado na região, haverá a necessidade de alteração do Regulamento Interno desta unidade orgânica. O Presidente do Conselho Executivo pôs à consideração dos presentes, a alteração deste documento, tendo em conta os diplomas já aprovados.  Após a votação, com treze votos a favor e um contra, irá ser efetuada a alteração do documento.

O Presidente do Conselho Executivo informou que relativamente ao Modelo de Escola Inclusiva, haverá formação online em abril e de forma presencial, em junho.

 

Ponto 2: Relatório da Análise da situação escolar de um aluno do programa Ocupacional pela Equipa Regional de Monitorização e Acompanhamento da Educação Inclusiva, para apreciação nos termos da alínea j) do n° 1 do artigo 55° do DLR 13/2013/A de 30 de agosto

O Presidente do Conselho Executivo comunicou que devido a uma reclamação de um encarregado de educação, esteve na escola um técnico desta equipa, para analisar o encaminhamento dado pela escola, a um aluno do programa Ocupacional. Após análise, a Equipa Regional de Monitorização e Acompanhamento da Educação Inclusiva concluiu que o encaminhamento dado ao aluno, pela equipa multidisciplinar da escola, foi o correto.

 

Ponto 3– Outros Assuntos

A representante da Associação de Pais informou que já tinha na sua posse parte dos inquéritos que foram aplicados aos encarregados de educação dos alunos do primeiro e segundo ciclos, acerca da proibição do uso dos telemóveis na escola e que esses dados, estavam a ser tratados.

Por sugestão de um membro da assembleia, uma equipa irá proceder à elaboração de um questionário destinado a recolher informação junto do pessoal docente e de ação educativa, relativamente ao uso de telemóveis dos alunos, na escola.

Foi levantada a questão ao Presidente do Conselho Executivo, relativamente ao balanço da utilização dos manuais digitais dos alunos no quinto ano. O balanço geral na escola é positivo e os professores gerem os recursos educativos, os tablets, nas suas áreas disciplinares. Informou que há um estudo a decorrer sobre esta ferramenta educativa, a nível Açores, o qual será analisado e dado a conhecer.

Relativamente ao agendamento da próxima reunião ordinária, ficou em aberto, porque a mesma terá de ocorrer após a última reunião do Conselho Pedagógico.

A Secretária: Emília Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*