O EDIFÍCIO

O Edifício desta escola é o testemunho de um dos períodos áureos da vida desta cidade aquando da instalação dos cabos submarinos por alemães, ingleses, franceses e americanos.
Este edifício era designado por “Trinity House” (Casa da Trindade). Assim conhecida, por albergar as três primeiras companhias de cabo-telegráficas estabelecidas na Horta: a Europe & Azores Telegraph Cª (Inglesa); a Deutsch-Atlantische Telegraphengesellsehaft (Alemã) e a Commercial Cable Cª (Americana).Construída em 1902, foi reformada após os estragos sofridos pelo terramoto de 31 de Agosto de 1926.

A ESCOLA

O edifício foi adaptado para escola tendo sido ministrado o curso de Magistério Primário, extinto em 1988 e ocupado como Escola Preparatória no ano lectivo 1968/69 com a designação de “Escola Preparatória Duque de Ávila e Bolama”.
No ano lectivo de 1972/73, a ilha do Faial viu concretizada uma aspiração de anos, a criação da Escola Técnica da Horta. Instalada, no edifício das antigas companhias dos Cabos Submarinos, a Escola Técnica iniciou as suas actividades lectivas no dia 7 de Fevereiro de 1973, com apenas uma turma, em regime nocturno, do Curso Geral de Administração e Comércio.
A escola, manteve-se em funcionamento até 1977. Apesar da sua curta existência, a Escola Técnica desempenhou um papel de relevo no processo ensino/aprendizagem nesta ilha. Com apenas 29 alunos, no ano da sua abertura, a sua frequência rapidamente ultrapassa os 300 alunos, na sua grande maioria matriculados em regime nocturno, com uma percentagem muito elevada de trabalhadores-estudantes.
Durante estes anos, algumas centenas de jovens e adultos, obtiveram os seus diplomas nos cursos de Electricidade e Contabilidade e Administração, permitindo aos mais jovens a sua rápida inserção no mercado de trabalho e, aos mais velhos, adquirirem ou completarem habilitações, nalguns casos interrompidas há anos, garantindo-lhes o acesso a melhores cargos nas suas carreiras profissionais.
Posteriormente, esta escola passou a ser conhecida com Escola Preparatória da Horta e Escola Básica 2 da Horta. Esta Escola no ano lectivo 1998/1999 começou a leccionar o 3º Ciclo, tendo a sua designação sido alterada para Escola Básica 2, 3 da Horta.
No ano lectivo de 2002/2003, a escola passou também a ministrar cursos de Profij (Programa Formativo de Inserção de Jovens), oferecendo várias opções de formação específica. Um ano depois deixou de ter alunos do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º anos.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*